"Os nomes de três cientistas entraram para o hall de intelectuais do Memorial de Notáveis Cientistas Pernambucanos. A homenagem póstuma ao engenheiro e físico Mário Schenberg; ao geógrafo e historiador Manoel Correia de Oliveira Andrade e ao biólogo Fernando Jorge Simão dos Santos Figueira foi feita durante o Grande Expediente Especial em comemoração à abertura da II Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O evento, realizado na tarde de ontem, foi solicitado pelo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alepe, Carlos Santana (PSDB), também lembrou o lançamento da V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre simultaneamente em todo o País e cuja temática é Evolução e Diversidade. A solenidade foi aberta pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa (PDT).
Em Pernambuco, tanto a homenagem aos destaques do Estado no mundo das ciências exatas, humanas e da saúde, quanto a realização de palestras e exposições diversas, atende às Leis nº 13.176/06 e 13.190/07 - respectivamente. Ambas são resultado de projetos elaborados pelo primeiro-secretário da Casa Joaquim Nabuco, deputado João Fernando Coutinho (PSB). "É fundamental divulgar o que vem sendo feito pelo Estado em termos de tecnologia. Além disso, o memorial serve para perpetuar o trabalho de grandes ícones locais", avaliou o socialista.
Ainda em relação às Semanas Estadual e Nacional de Ciência e Tecnologia, o coordenador-geral do evento em Pernambuco, Francisco Luiz dos Santos, informou que, para cada dia da programação, estão previstos debates e videoconferências. "Consideramos que o evento da Alepe seja o ponto máximo deste primeiro dia, com o anúncio dos homenageados. Mas, ao longo de sete dias, estaremos promovendo discussões, culminando com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, no próximo domingo", frisou.
Familiares dos três cientistas lembrados este ano receberam uma placa alusiva à homenagem. "Esse é um momento histórico para a Casa, por meio do qual comemoramos os eventos do setor e prestigiamos a memória daqueles que tanto enalteceram o País com seus trabalhos", pontuou Carlos Santana. O doutor em Bioquímica e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Luiz Bezerra Carvalho Júnior ainda ministrou uma palestra
Também compuseram a mesa de debates o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Aristides Monteiro; o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Valmar Correia; e o secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ivan Vieira de Melo."
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário