sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Capital paulista distribui remédio para gripe suína

"A Prefeitura de São Paulo começa a distribuir nesta sexta-feira o Tamiflu, remédio que combate a gripe suína, nas 115 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) da capital. As AMAs se juntarão às 25 Supervisões Técnicas de Saúde do município, que já entregavam o Tamiflu para pacientes internados, ou em estado grave, em decorrência do vírus Influenza A (H1N1). (Fonte)
Para ter acesso ao medicamento, porém, os pacientes terão que seguir algumas recomendações: apresentar uma receita médica (seja da rede privada ou pública) e ter em mãos um formulário específico, preenchido pelo médico, que ainda será disponibilizado pela Secretaria Estadual da Saúde. A informação é de que esse documento esteja pronto hoje. Ou seja, não adianta ir até uma AMA sem a prescrição médica. O governo estadual também deve divulgar hoje os endereços dos 50 postos de saúde, onde a população poderá ter acesso ao Tamiflu."
Continua...

"A decisão da Prefeitura segue a nova regulamentação do Ministério da Saúde. O medicamento, antes restrito apenas a casos graves, agora foi liberado para quem apresentar os sintomas graves da doença (tosse, dificuldade para respirar e febre), desde que a pedido do médico.

Segundo recomendações do próprio ministério, para ter um efeito melhor, o Tamiflu deve ser ministrado ao paciente no período de 48 horas do início dos sintomas. O próprio fabricante, na bula do remédio, alerta que gestantes, idosos e recém-nascidos precisam de acompanhamento após serem medicados.

A Organização (Mundial de Saúde) recomenda priorizar o uso do medicamento nos pacientes que apresentem sinais que indiquem maior risco de agravamento posterior.

O Ministério da Saúde reforça que as pessoas com sintomas de gripe devem procurar o serviço de saúde mais próximo e não tomar medicamentos por conta própria, pois pode ser prejudicial à saúde, dificultando o diagnóstico.

O ministro José Gomes Temporão tem dito que a liberação da venda do Tamiflu no varejo poderia criar um vírus mais resistente, além de levar a população a se automedicar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário