quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Pesquisa em Química Orgânica da Bahia com Repercussão Internacional

"Um método inédito de síntese de aminas terciárias, desenvolvido na Bahia, ganhou as páginas de importante jornal internacional de publicações científicas. O artigo sintetiza a tese de doutorado Reações de Barbier em água com íons e imínios e foi publicado na íntegra no periódico Tetrahedron Letters.

A publicação, desenvolvida por Idália Estevam, docente do Programa de Pós-Graduação de Química Aplicada (PGQA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), chamou à atenção de Paul Berger, diretor técnico da Oil Chem Technologies, empresa que tem sede em Sugar Land, nos Estados Unidos, e trabalha com surfactantes e alquilaromáticos.

O diretor veio ao Brasil na semana passada. A visita foi motivada pelo processo de síntese orgânica desenvolvido em água para obtenção de aminas terciárias, substância usada, por exemplo, como surfactante para petróleo e intermediários para medicamentos. O procedimento, rápido, seguro e barato, despertou interesse da fábrica americana, que vai subsidiar recursos para a docente da universidade realizar novos experimentos em grande escala. "

Fonte: informesergipe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário