quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O jornalismo científico, uma nova era para o ensino

"O jornalismo científico, geralmente utilizado para a divulgação de temas relacionados à ciência para a população em geral, segue o caminho de volta para o meio acadêmico, em iniciativa inovadora no ensino na Universidade de Brasília (UnB). Na disciplina de bioquímica clínica dos cursos de medicina e nutrição, os alunos têm os seus conhecimentos avaliados a partir da análise de textos retirados de jornais, revistas e sites sobre ciência e saúde. As experiências obtidas com a nova proposta pedagógica, desenvolvida e aplicada por Marcelo Hermes-Lima, professor do Departamento de Biologia Celular, serão publicadas em breve na revista científica Biochemistry and Molecular Biology Education.

Segundo os autores do artigo, a decisão de usar esse método na avaliação formal dos estudantes vem da ideia de que a habilidade de reconhecer equívocos nos textos selecionados requer um bom conhecimento biomédico. A mídia também poderia, segundo os pesquisadores, ser utilizada como uma ferramenta para diminuir a distância entre os profissionais da saúde e pacientes. “No futuro, os alunos serão profissionais e terão que encarar a forte influência da mídia em como os seus pacientes percebem e lidam com assuntos relacionadas à saúde”, diz Hermes-Lima." (Continua)

Fonte:
comciencia.br

Leia mais:
Vencedores do Nobel de Química
III Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal e o XVI Encontro Catarinense de Enfermagem Pediátrica
Saúde e Bioquímica: Abertas vagas na Unicamp
As bolhas do Champanhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário