"O jornalismo científico, geralmente utilizado para a divulgação de temas relacionados à ciência para a população em geral, segue o caminho de volta para o meio acadêmico, em iniciativa inovadora no ensino na Universidade de Brasília (UnB). Na disciplina de bioquímica clínica dos cursos de medicina e nutrição, os alunos têm os seus conhecimentos avaliados a partir da análise de textos retirados de jornais, revistas e sites sobre ciência e saúde. As experiências obtidas com a nova proposta pedagógica, desenvolvida e aplicada por Marcelo Hermes-Lima, professor do Departamento de Biologia Celular, serão publicadas em breve na revista científica Biochemistry and Molecular Biology Education.
Segundo os autores do artigo, a decisão de usar esse método na avaliação formal dos estudantes vem da ideia de que a habilidade de reconhecer equívocos nos textos selecionados requer um bom conhecimento biomédico. A mídia também poderia, segundo os pesquisadores, ser utilizada como uma ferramenta para diminuir a distância entre os profissionais da saúde e pacientes. “No futuro, os alunos serão profissionais e terão que encarar a forte influência da mídia em como os seus pacientes percebem e lidam com assuntos relacionadas à saúde”, diz Hermes-Lima." (Continua)
Fonte:
comciencia.br
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